Na manhã dessa quarta-feira, 06 de setembro, o Secretário Municipal de Agricultura, Izuir José Alberton, em conjunto com o técnico da EMATER em Vale do Anari, promoveram uma reunião para tratar de assuntos sobre o café clonal, um assunto de grande interesse e importância para produtores da agricultura familiar do município de Vale do Anari.

A agricultura familiar de Rondônia contempla apenas um quarto da parte do território agricultável do estado. Mas em comparação outros estados do Norte, ela está à frente como o estado campeão da agricultura familiar da região.

Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) o estado possui 90 mil agricultores familiares e, desses, 65 mil recebem assistência técnica.

As principais atividades desenvolvidas por eles são a produção de leite, com 35 mil produtores, que mantêm uma produção média de até 100 litros de leite em cada propriedade. A cafeicultura está em segundo lugar, com 22 mil agricultores. Com as melhorias genéticas dos grãos, surgiram variedades mais produtivas, como os clonais, que dão a possibilidade de os produtores colherem até 150 sacas por hectare.

Fonte: AnariNoticia

Pular para o conteúdo